Trate o diabetes tomando o chá de pata-de-vaca

  


A pata de vaca é uma planta medicinal também conhecida como mão de vaca, unha de vaca, pata de boi e unha de boi, por conta do formato de suas folhas. Nativa da Índia, a planta pata de vaca também é facilmente encontrada nos países da América do Sul, como Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. A árvore pata de vaca apresenta tronco espinhoso e flores grandes, geralmente mais avermelhadas ou esbranquiçadas. Existem várias espécies da planta, mas a Bauhinia forficata é a espécie mais estudada.

pata de vaca: para que serve?
A folha de pata de vaca apresenta fitoquímicos com ação hipoglicemiante, ou seja, pode reduzir a glicemia, glicose circulante no sangue. Por isso, o chá de pata de vaca é utilizado como complemento do tratamento medicamentoso do diabetes.

Além disso, a pata de vaca pode proporcionar outros benefícios para a saúde, como:

Controlar níveis de colesterol
Atuar como anticoagulante (impede formação de trombos)
Ter ação antimicrobiana e antifúngica
Contribuir para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais
Neutralizar os radicais livres (ação antioxidante)
Auxiliar no tratamento de elefantíase, hipertensão e problemas renais, devido à sua ação diurética

 

pata de vaca para diabetes
A pata de vaca aumenta a interação da insulina com as células, promovendo maior captação e estimulando degradação da glicose, sem deixá-la circulante na corrente sanguínea por muito tempo. Por isso, vem é indicada como complemento do tratamento medicamentoso de diabéticos.

como consumir chá de pata de vaca?
Uma das principais maneiras de consumir pata de vaca é fazer um chá com suas folhas. A dose indicada para garantir seus benefícios é de três xícaras de chá ao dia, durantes 10 dias, sendo uma de manhã em jejum e as outras antes do almoço e jantar.

A planta pata de vaca também pode ser encontrada na forma de cápsulas, pó e tintura. Nesses casos, é indicado seguir a recomendação de uso do fabricante, médico ou nutricionista.

quais são as contraindicações do chá de pata de vaca?
Apesar do seu uso nas doses preconizadas não apresentarem efeitos adversos nem interações medicamentosas, não deve ser consumido por gestantes e lactantes. No entanto, alguns estudos mostraram potencial ação para desenvolvimento de câncer, ainda que estes estudos sejam inconclusivos, é necessário mais pesquisas para confirmar a segurança no uso da planta. Sendo assim, a pata de vaca só deve ser consumida com acompanhamento de profissional de saúde.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*